Viajar para Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo. Localizado no sudoeste da Bolívia, próximo de cidades como Uyuni e Potosí, ele tem cerca de 12.000 km² de extensão e está a 3.600 m de altitude. Essa planície de sal foi formada em um lento processo; há milhares de anos existiam lagos nessa região, a água dos lagos então evaporou e resultou na paisagem no deserto que hoje se vê. 

A paisagem do lugar é incrível, é como um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. O branco do chão é tão forte que sem óculos escuros fica até difícil enxergar. A maior parte do ano o Salar fica todo seco, porém, no período chuvoso (verão), você pode ter a sorte de encontrá-lo alagado... se isso acontecer, prepare-se para admirar um espetáculo inesquecível. Alagado, o deserto é como um espelho, reflete o céu, as nuvens e até as estrelas durante a noite. 

Um passeio ao Salar permite conhecer paisagens tão lindas que é até difícil acreditar que elas existem. O que nem todo mundo sabe, é que, na verdade, quando você diz que vai visitar o Salar de Uyuni, normalmente você irá fazer um passeio que abrange várias paradas, e apenas uma delas é o Salar propriamente dito. Esse é um dos mais famosos trajetos turísticos não apenas na Bolívia, como na América do Sul. Ele tem duração de até 4 dias e faz o percurso entre a cidade de Uyuni, na Bolívia, a San Pedro de Atacama, no norte do Chile, passando por diversos locais lindos.

Ao longo do trajeto de cerca de 500 km entre San Pedro de Atacama e Uyuni, as paisagens são distintas e sempre supreendentes. Nos deparamos com lagos de águas cristalinas, gêiseres em pleno funcionamento, uma enorme lagoa com águas avermelhadas, montanhas, vulcões, esculturas de pedra esculpidas pelo vento, animais selvagens e cenários que parecem como um oásis no meio do deserto. 

Diversas agências turísticas oferecem o passeio do Salar de Uyuni tanto começando no Chile como na Bolívia. O passeio tradicional é feito em carros tracionados, compartilhados com diferentes pessoas e têm capacidade para 6 visitantes e um motorista. Ao longo da viagem, o motorista é, além de condutor do veículo, cozinheiro, guia, mecânico e qualquer outra coisa que as necessidades exijam. 

O passeio é, inquestionavelmente, lindo e impressiona pelos cenários; mas ele tem diversos pontos que podem contar como negativos e precisam ser considerados. É um passeio cansativo, em que você fica em acomodações simples, que nem sempre são confortáveis ou muito bem higienizadas. A comida pode deixar a desejar, os quartos devem ser compartilhados com outras pessoas e o banho quente pode ser um artigo de luxo. 

Perrengues e um pouco de emoção fazem parte da viagem ao Salar de Uyuni, um lugar de belezas incontestáveis e paisagens deslumbrantes. Quer conhecer um dos lugares mais lindos e surpreendentes do mundo? Esta é a escolha ideal! 

Texto: Melhores Destinos

Turismo, o que fazer em Salar de Uyuni.

Que tal ser o primeiro a adicionar uma atração em Salar de Uyuni, isso ajudará outras pessoas a conheçer melhor não só Salar de Uyuni como também o que esta cidade tem há oferecer.


Criar nova atração

Dicas sobre Salar de Uyuni

Deixe uma dica ou seu depoimento sobre Salar de Uyuni

Fale como foi sua experiência ao viajar para Salar de Uyuni.


Já esteve aqui? Deixe seu depoimento.

Você já esteve aqui?

Então nos mostre, envie suas fotos de Salar de Uyuni e mostre para as pessoas como foi sua viagem, não se esqueça de deixar também seu depoimento.


Enviar minhas fotos.