by: Glauco Umbelino

Viajar para Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, oferece atrações ligadas ao turismo rural com belas paisagens naturais, onde todos os caminhos levam às vinícolas em meio a montanhas e vales cobertos de parreiras. A cidade é a capital brasileira do vinho e um dos locais mais aconchegantes da região.

Os roteiros turísticos pelas vinícolas nas localidades rurais, os produtos típicos italianos, a arquitetura e a deliciosa gastronomia farta de massas e molhos, acompanhadas de ótimos vinhos, tornam este destino imperdível.

Entre as atrações de Bento estão os Passeios de Maria Fumaça, com 23 quilômetros de percurso passando pelos municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa, com degustação de queijos, vinhos e espumantes, o Vale dos Vinhedos, com montanhas repletas de parreiras, capelas, capitéis com imagens de santos e vinícolas renomadas, os Caminhos de Pedra e os Vinhos de Montanha.

Visite também o Vale do Rio das Antas, onde esta localizada a Ponte do Rio das Antas, em arcos paralelos suspensos, o Parque Temático da Uva e do Vinho, localizado na Vinícola Salton e os Caminhos de Faria Lemos, com destaque para o Vale Aurora, com vasto cultivo de parreiras e casas típicas italianas em pedra e madeira.

" Vale dos Vinhedos reúne fábricas tradicionais, como Miolo e Casa Valduga "

Na capital nacional do vinho, conhecer as vinícolas que se espalham pela cidade e seus arredores é programa obrigatório. Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho.

A atividade, batizada como enoturismo, leva os visitantes ao Vale dos Vinhedos, uma área recortada por estradinhas, emoldurada por colinas e muitas uvas, onde fica a maioria das fábricas. Por lá estão as instalações da Miolo, uma das mais movimentadas; e da tradicional Casa Valduga, a primeira a abrir suas portas para os turistas e que abriga uma charmosa pousada, além de um restaurante aberto ao público nos finais de semana.

Depois de experimentar os tintos, os brancos e os espumantes, não deixe de conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas.

Outro fator turístico de grande relevância é o de agronegócio. Este tem suporte para eventos de nível nacional e internacional tendo a cidade no seu parque de exposições o segundo maior na América Latina, fato este responsável por eventos como FENAVINHO, EXPOBENTO, MOVELSUL, FIMMA, VINO BRASIL e AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS. A cidade oferece ainda muitas opções para a prática de ecoturismo.

Quando ir?
O período que tem mais visitação é no inverno, principalmente nas férias de julho/agosto, já no verão é a época da colheita das uvas, quando os turistas podem acompanhar e participar do processo.

Turismo, o que fazer em Bento Gonçalves.

Se você não saber o que fazer em Bento Gonçalves, selecionamos 7 pontos turísticos para você fazer turismo e aproveitar o máximo de Bento Gonçalves. Pontos turísticos, lagos e bosques não importa o lugar, o importante é você saber tudo o que este destino tem de melhor a lhe oferecer.


Dicas sobre Bento Gonçalves

Deixe uma dica ou seu depoimento sobre Bento Gonçalves

Fale como foi sua experiência ao viajar para Bento Gonçalves.


Já esteve aqui? Deixe seu depoimento.
Staticmap?size=360x200&zoom=5&markers= 29.1667089, 51

Cidade de Bento Gonçalves

Rio Grande do Sul, Sul